Num dia de chuva

Um blog sobre não sei o quê

Uma outra aventura

terça-feira, março 07, 2006

Os prazeres de uma repartição pública

Normalmente só ouço dizer mal das repartições públicas (eu incluído). Hoje resolvi encarar as coisas de outra perspectiva. Precisei de alterar alguns dados do carro. Fizemos uma primeira incursão à Loja do Cidadão num Sábado passado. Como estava por lá um manancial de pessoas que tinha aproveitado o belíssimo dia de chuva para ir passear para aqueles lados, resolvemos dar meia-volta e partir dali apenas com o impresso na mão. É que filas ao fim-de-semana já é abusar! Consegui hoje, finalmente, arranjar uma brechinha para ir tratar do problema. A DGV em Entrecampos, pareceu-me um bom sítio para tratar do assunto. Cheguei lá por volta das 10, e estava um ambiente muito acolhedor. Muita gente, o que é sempre bom dado o frio que se tem sentido, e todos com caras de poucos amigos, o que torna o resto das pessoas todas bastante mais feias, pelo que logo nos começamos a sentir bem mais bonitos. Quando retirei a minha senha, continuei a não perceber o porquê daqueles ares sorumbáticos. Era o 952 e segundo o ecrã, ía no 932. "20 pessoas à minha frente. Até nem está mau!", pensei eu. Dediquei-me então a continuar a leitura do Codex. Quando passado meia hora o contador tinha dado apenas dois míseros pulinhos, comecei a ficar mais preocupado e mais compreensivo para com o resto do pessoal. Mas, ao mesmo tempo, pensei também na preocupação que o Estado tem para com os seus contribuintes. Afinal, eles querem apenas dar-nos oportunidade para actualizarmos leituras, travarmos conhecimentos com outras pessoas (isto revela-se bastante fácil, pois quando é para cortar na casaca do Estado arranja-se logo uma data de amigos), pensar em como seria melhor estar numa esplanada junto à praia em vez de enfiados naquele buraco, enfim, perder um pouco deste stress em que todos andamos enleados. E verdade seja dita, eu aproveitei bem o tempo que me foi concedido. Quando me fartei de ler e de contemplar quem me rodeava, dei corda aos sapatos e rumei a casa dos meus pais (claro que para os caros concidadãos beneficiarem do que se segue, têm que ter pais que morem mais ou menos perto de uma repartição...). Deu para lavar o carro, almoçar descansado com o meu pai, ir ao café e quando voltei, ainda li umas 5 páginas do livro. Tudo em prol do meu bem-estar! Este Estado é mesmo o máximo! Quem é querido, quem é? O stress veio mais tarde, quando cheguei a casa. Depois de até ter ido beber café com a Sónia, descobri que a minha excelentíssima esposa tinha ficado com as duas chaves de casa! A manhã até me tinha corrido bem, com todo aquele tempo de lazer e tal, e chego a casa e sou confrontado com várias perspectivas não muito animadoras: Ou me sentava nas escadas e esperava umas 5 horitas que a Sónia chegasse, ou ía até ao trabalho dela buscar as chaves ou então tinha que fazer uma caminhada até casa da minha sogrita e rezar para que a avó da Sónia estivesse em casa para me dar a chave. Acabou por ganhar a última, que era a que implicava menos deslocação e menos tempo de espera. E vá lá, vá lá que cheguei na hora H! É que a avó da Sónia estava quase, quase a sair para ir às compras! UFA!

9 Dicas:

  • A 7/3/06 16:27, Anonymous Anónimo deu esta dica…

    Resolveste encarar repartiçoes publicas doutra maneira amigo????
    Não há outra maneira.
    Bem, não podes dizer q não tentaste

    1 abraço

     
  • A 7/3/06 18:22, Blogger Sara MM deu esta dica…

    boa ideia! para a próxima, em vez de um livro de 300 páginas - que nunca chegam -levo na carteira a casa dos meus pais, com a mesa posta e uma bela comidinha, o carro, o aspirador, gavetas para arrumar, legumes para fazer uma sopa, roupa para por a secar, a prancha... pode ser que no fim de tudo isso ja tenha avançado 2 números :o[

    PS- pelo menos safáste-te de uma bela e típica "senhora-pública"??!?

     
  • A 7/3/06 18:45, Blogger NaRiZiNHo deu esta dica…

    É engraçado :), hoje tb me desloquei à repartição das finanças daqui da zona, não para tratar do IRS, mas sendo a altura disso, lá pensei: Bem, é melhor levar qq coisa para ler, é altura de entrega de IRS, so devo encontrar filas..., e lá coloquei o "Educar para o Optimismo", bela leitura, eu sei :(.

     
  • A 7/3/06 22:16, Blogger Marta deu esta dica…

    Realmente, ir a uma repartição pública é fantástico... Perde-se ali um dia de trabalho a olhar para ontem...
    Mas gostei da tua forma de encarar as coisas! Acho que seríamos mais felizes se tentássemos sempre ver o lado positivo de tudo! Até de horas de espera :p
    Beijinho!

     
  • A 7/3/06 23:13, Blogger Dani deu esta dica…

    Sara
    Por acaso, a senhora e a colega, eram umas mocinhas novas, bem simpáticas e até me perguntaram o que estava a achar do Codex, pois também o queriam ler. Disse-lhes que tinha gostado mais da Filha do Capitão, porque este enrola um bocado. Entretanto o resto do pessoal à espera! Mea culpa

    NaRiZiNHo
    Melhor que esperar sem nada para ler! ;)

    Marta
    Pois, o problema é conseguir ver o lado positivo quando estamos a passar por elas! :)

     
  • A 7/3/06 23:29, Blogger virilão deu esta dica…

    porque não foste lá buscar a senha, e depois ias até ao escritorio, e depois voltavas....
    vou ter que passar por isso em breve.(estou a ganhar coragem)
    quanto á chave porque não deixas uma debaixo do tapete como faz toda a gente?

     
  • A 7/3/06 23:56, Blogger mixtu deu esta dica…

    Vejo que o estado do país está um caos tal como o vosso guardar de chaves, lol
    Eu nos CTT, enquanto espero, leio lá uns livritos, Asterix, pois sou de parca escolaridade e são os únicos que não estão embrulhados, Uma menina funcionária, muito simpática, já me disse, qualquer dia tem que comprar um ou leva-me a mim para casa,
    Lojas do Cidadão, excelente medida do Guterres, há que as espalhar pelo país,
    cumprimentos monárquicos

     
  • A 8/3/06 10:17, Blogger Dani deu esta dica…

    Também gosto muitíssimo de ler Astérix! Não estou com isto a dizer que fico na fila para ser levado para casa! :)

     
  • A 9/3/06 17:36, Blogger Rui deu esta dica…

    Sobre o funcionalismo publico, não digo nada... só que alguns não batem bem.

     

Enviar um comentário

<< Home