Num dia de chuva

Um blog sobre não sei o quê

Uma outra aventura

terça-feira, dezembro 06, 2005

A Corunha não é Roma... mas fica no caminho

"Todos os caminhos vão dar a Roma"
Então, como todos os caminhos vão dar a Roma, lá fomos nós para Roma, com paragem em Coimbra, Pinhão, Celeirós do Douro, Chaves, Feces de Abaixo, Pontevedra e La Coruña (A Coruña, para os nacionalistas mais ferrenhos). Em Coimbra, lá tive que fazer uma visita ao novo (para mim é, nunca lá tinha ido) templo do consumo lá da zona, o Dolce Vitta (entrávamos já, em fase de adaptação à língua romana). Umas compritas de circunstância e depois de abastecermos a barriga, continuação de viagem. Além da chuvada que estávamos fartos de apanhar, estava um frio do caraças, e na autoestrada que liga Viseu a Vila Real, tivémos direito a neve e tudo. Lá mais para as bandas do Douro, fiz um desvio para mostrar à Sónia as paisagens que me habituei a ver desde pequeno. Mesmo depois de todos estes anos, e apesar de as videiras já estarem despidas, a viagem pela estrada que segue junto ao rio desde a Régua até ao Pinhão, continua a deslumbrar-me. Aconcelho o passeio a quem nunca o fez. Depois do Pinhão, uma breve visita à terra do meu pai, Celeirós do Douro. Paragem obrigatória em casa de um tio para beber um copo. E quanto valeu esta paragem! Além do vinho de 14º do ano passado, ainda tivémos direito a provar um vinho do Porto com 90 anos. Eu escrevi bem, 90 anos. É mesmo de ir às lágrimas! O vinho parecia ter a consistência de mel, e o sabor, nem tenho palavras para o descrever! Daqui seguimos para Chaves para passar a noite. O frio era tanto, que a Sónia jantou com o casaco dela e com o meu vestidos! Pela manhã, partida para Espanha. Paragem logo a seguir à fronteira para abastecer. A gasolina é mais barata por lá, mas o senhor da bomba, ainda assim, deu-nos um bónus e vendeu-nos a gasolina pelo preço do gásoleo. Demos por isso já em andamento, e chegámos a pôr em dúvida se ele tinha posto gasolina ou gásoleo. Feces de Abaixo, o nome da terra. Dar este nome como morada deve ter o seu quê de encanto... Depois de esperarmos em Pontevedra por dois malucos que tinham saído de Lisboa nessa manhã, um deles sem dormir, tivémos direito à originalidade espanhola no que toca a cobrar portagens. Em vez de terem as portagens na saída dos troços, não, este espertos senhores, plantam as portagens em plena autoestrada. De Pontevedra à Corunha, tivémos que parar três vezes para pagar, em vez de uma no final! Pelo menos nisso, somos mais espertos! Na Corunha, fomos ver um farol (A Torre de Hercules), que neste momento é o mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Estava um frio do caraças, acho que conseguia sentir todos os osssinhos que tenho no corpo. Talvez por isso, esta senhora tenha esta expressão tão carrancuda! Mesmo com este frio, o espírito consumista das nossas mulheres não se foi abaixo, e tivémos que fazer um tour pelas lojas lá da zona! Completamente enregelados, finalmente fomos para casa beber um vinho tinto para aquecer. Jantámos à la espanhola, que é como quem diz, umas tapas caseiras e cama, pois no dia a seguir: "Roma aí vamos nós!"

2 Dicas:

  • A 9/12/05 16:02, Blogger virilão deu esta dica…

    Estive bna Coruña no Verão e não gostei muito...as galegas não me largavam, adoraram ver-me, especialmente o patilhão há homem...disseram que desde o Afonso Henriques (que foi lá fazer escrituras de uns terrenos mais a sul) que não viam um Homem por lá. Bom e como lá foste, este ano foi bom para as galegas, viram 2 Homens, pena não teres as patilhas á Homem, mas podes sempre deixar crescer...

     
  • A 9/12/05 16:05, Blogger virilão deu esta dica…

    ...e já agora, aposto que quando chegares a Roma vais ver uma tipa na Bicicleta...essa então queria vir comigo para cá, mas eu disse-lhe, ó pá sou casado e além disso prefiro bicicletas de montanha, pasteleiras já tenho por lá (cá).

     

Enviar um comentário

<< Home