Num dia de chuva

Um blog sobre não sei o quê

Uma outra aventura

quinta-feira, novembro 29, 2007

Exa-o-quê?

E pronto. Bastou uma espreitadela da senhora doutora, para dentro do meu ouvido, para me ser feito o diagnóstico: Exostoses do CAE
-Ui, ca bom! E isso dá direito a um prémio ou assim?
-Dá sim senhor. E inclui brocagem ou escopro e martelo. Qual prefere?
-Humm... parecem-me os dois tão bons, que assim de repente não sei qual escolher...
-Eu dou uma ajuda. Eu não faço com escopro e martelo.
-Ah... ok. Então sendo assim, penso que está escolhido.
E depois desta conversa, que talvez não tenha sido bem assim, isto das memórias é sempre uma coisa traiçoeira, para a semana vou à faca. Digamos que estou em pulgas. Ou não.

quarta-feira, novembro 21, 2007

Feridas na vista

Penso que devemos ser solidários com certas causas. Ora, como hoje é o Dia Mundial da Televisão, vou celebrá-lo da, que me parece a, melhor forma possível: não ligando a televisão. A pobre desgraçada, apesar dos meus melhores esforços, volta e meia é agredida, por certos canais e ainda que por breves momentos, por programas de tão fraca qualidade, que me espanta o facto de ela não equacionar passar a ser um aquário, ou algo do gênero. Posto isto, Feliz Dia da Televisão, televisões. O descanso é, por demais, merecido.

segunda-feira, novembro 12, 2007

Por Toutatis

Nunca tinha pensado no assunto e nem nunca foi questão que me preocupasse, mas, de repente, fui assaltado por esta pergunta, que agora me persegue como se de uma assombração se tratasse: afinal como se chama a aldeia de Astérix e Óbelix, vulgo, "a aldeia dos doidos"?

sábado, novembro 10, 2007

Sopros

Como uma pequena gota de orvalho. Gota efémera, que reflecte em si toda a luz. O brilho que ofusca. Que contém promessas risonhas. Delicía com a sua simplicidade. Toca-nos o coração. Que se vai, com a mais ligeira brisa ou com a carícia de um sol que se torna para si inclemente.
Lourenço. Foi. Quase antes de o ser.

sexta-feira, novembro 09, 2007

Alteração ao Código de Trabalho

Antecipando algumas das futuras alterações ao código de trabalho, eis-me na posse de uma circular interna, a ser distribuída, de uma qualquer empresa deste nosso belo país:

<=>
1. INDUMENTÁRIA:
Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário:
-Se o virmos calçado com uns ténis Camper de €100 ou com uma bolsa Gucci de €200, presumiremos que está muito bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento.
-Se se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e, portanto, não precisa de aumento.
-Se se vestir no meio-termo, estará perfeito e, portanto, não precisa de aumento.

2. AUSÊNCIA DEVIDO A DOENÇA:
Vamos deixar de aceitar uma declaração do médico como prova de doença:
-Se o funcionário tem condições para ir até ao consultório médico também tem para vir trabalhar.

3. CIRURGIA:
As cirurgias são proibidas:
-Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto,não deve pensar em tirar nada. Nós contratámo-lo inteiro. Remover algo constitui quebra de contrato.

4. AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais, em cada ano:
-Chamam-se Sábados e Domingos.

5. FÉRIAS:

Todos os funcionários têm direito a gozar 12 dias de férias suplementares fixos, que serão os seguintes dias de cada ano:
-1 de Janeiro
-Dia de Páscoa
-25 de Abril
-1 de Maio
-10 de Junho
-15 de Agosto
-5 de Outubro
-1 de Novembro
-1 de Dezembro
-8 de Dezembro
-25 de Dezembro

6. AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:
Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho:
-Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos.
-Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários cuidem dos detalhes.
-Nos casos raros onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde. Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço, daí sair uma hora mais cedo, e desde que o seu trabalho esteja em dia.

7. AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
Isto será aceite como desculpa.
-Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

8. O USO DOS LAVABOS:
Os funcionários estão a passar tempo demais na casa de banho. No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética:
-Por exemplo: todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre as 9:00 e 9:20, aqueles com a letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.
-Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.
-Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos na sanita. Acabando esses 3 minutos um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-á e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e
Intranet do Serviço com o título infractor Crónico.

9. A HORA DO ALMOÇO:
-Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam de comer mais para parecerem saudáveis.
-As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.
-Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.


Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas, comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações,
consternações e quaisquer outras 'ões' deverão ser dirigidas para qualquer outro lugar.

Tenham uma boa semana.

A Administração.
<=>

terça-feira, novembro 06, 2007

E a fera chegou

Pé ante pé, aí está ele. De seu nome Lourenço, para a maioria, mas também Bernardo e Rambo, para alguns. Teve um inicio de vida algo difícil: a irmã não o deixava comer e o pobre bicho já estava em hipoglicemia e tudo. Mas já está recuperado e prontinho para as curvas. Os sorrisos que esta miniatura provoca, só com o simples facto de passear pelo meio de nós... Antes de ele aparecer as críticas foram mais que muitas, mas depois de se o ver é realmente irresistível:Como é óbvio, estava a falar do canito, claro!