Num dia de chuva

Um blog sobre não sei o quê

Uma outra aventura

quinta-feira, agosto 31, 2006

Enquanto dormes

Aqui estou. Sozinho no silêncio de mais uma noite. Cada tecla que primo soa como um martelo. Fere a quietude que me envolve. Macula a doce paz de respirações pausadas que muitos disfrutam de momento. Hora estranha para escrever, esta. Demasiado cedo para que os fantasmas me assaltem. Demasiado tarde para que alguém note a ausência de vento nas ruas. Um carro que passa. Uma prova de que algures o mundo ainda vive. Mãos cansadas que rumam a casa. Tudo calmo de novo. Poderia ouvir uma gota de água cair no chão. Sentir na pele as minúsculas vibrações que o seu beijo provocaria na terra. Talvez pudesse, não fosse o matraquear que produzo, que se torna ensurdecedor a esta hora. Torna-se urgente que deixe de ser perturbador. Que pare de misturar sons ásperos nos sussurros que agora devem dominar. Vou parar. Vou ficar à escuta. Escutar até que me perca. Até que me encontre.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Jovens

Acabei de me aperceber, hoje ao ouvir a Antena 3, que estou no limiar da juventude. Foi uma notícia sobre a disponibilização, de forma grátis, do catálogo musical da Universal para download, para americanos e canadianos only, não percebo bem porquê a discriminação se bem que eu não sou muito dado a downloads, que me fez despertar para a questão: "(...) o target são jovens dos 13 aos 35 anos (...)". Epa! Eu já tenho 32! E não é só aqui. Os bancos também fazem promoções para jovens até aos 34 (ora aqui o prazo ainda é mais pequeno!). A compra de casas pela EPUL é para jovens até aos 34, se bem que agora também têm casas para jovens séniors, mas isso é lá mais para os 60 anos. Ou seja, aqui e ali, estão constantemente a informar-me que mais ano menos ano acabou-se a juventude. Nada de cabeças no ar nem desresponsabilização pelas minhas atitudes. "Atenção menino, está a acabar-se a boa vida e está na altura de seres um homenzinho", parece querer dizer-me aquele vizinho que olha para mim de lado, quando me vê sair de calções vestidos e prancha em cima do carro. Pois podem todos ir plantar batatas! Eu não vou deixar de ser "jovem" só porque alguém se lembrou de dizer que isso acaba não sei em que idade. Nem vou ser "jovem" só porque agora é isso que a moda dita. Sim, porque se ser jovem é gostar de hip-hop, vestir roupas dread e achar que quem faz tags indiscriminadamente por essas paredes fora até é cool, então não sou jovem de certeza. E já me estou a desviar um pouco do caminho. Estou-me perfeitamente a borrifar se dizem que acaba aos 34 ou aos 84. Acho que é mais verdadeira a afirmação de que cada um é "jovem" enquanto o sentir do que qualquer estereótipo que nos queiram impingir. Conheço bastantes pessoas com idades para lá dos 50 que são mais jovens que muitas de 15-20 que para aí andam, que se esqueceram já do que é a simplicidade e estão mais preocupados com as aparências e com sei lá mais o quê, que com o apreciar a vida. Talvez seja a experiência dos primeiros a falar. E pronto, se calhar já falei e não disse nada e eventualmente até me contradisse. É o que dá, quem muito fala, pouco acerta. E entretanto vou mas é aproveitar os anos de juventude que me faltam.

terça-feira, agosto 29, 2006

Para descomprimir

E como hoje é terça-feira mas ainda me sinto como se fosse segunda-feira, nada como dar a palavra a estes senhores, que sabem do que eu estou a falar.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Café em jantar de bloggers

Segunda de manhã. Tudo sem vontade de trabalhar. Alguns ainda com os ouvidos a zunir de ouvir "CALA-TE!" ali para os lados do Peter's. Encontro de pensamentos diferentes. Divagações e comentários sarcásticos com humor. Seria talvez do frio. Caí de pára-quedas no meio de conversas já em curso. Falo ou fico a ouvir? Fico a ouvir, a maior parte do tempo. É o que dá chegar já a meio do serão. Signos. Alguns interessam-se, outros dizem que não, mas sabem o seu ascendente. Pequenos-almoços depois das dez. Ainda não se encontrou a salinha no meio da rua que os serve, mesmo para quem não os quer. Afinal quem está aqui? Desconhecidos, que parecem conhecidos, que se tentam conhecer. Pessoas de A a Y passando por S, L, B, ainda C e mais A e N e mais quem não consegui definir. Mais próximos. Talvez ainda escondidos atrás das palavras que são por vezes mais fáceis ditas para um ecrãn. Mais um passo na descoberta da pessoa por trás da "imagem". A rever. Com mais tempo.

sexta-feira, agosto 25, 2006

M.M.P.P.E.E.C.I.

Revoltante! Simplesmente, revoltante! Já não há respeito pela velhice. Então agora depois de 76 anos resolvem despromover Plutão? Que eu saiba ele não fez mal a ninguém. Estava para ali sossegadinho às voltas no céu e a malta é que se foi meter com ele. Primeiro dizem-lhe "ah e tal, és um planeta" e agora defraudam todas as expectativas nele criadas e "Epa, desculpa lá, mas planeta não! Isso dos planetas é para gajos maiorzitos". Não me parece nada bem. Isto é estar a gozar com a velhice. Aproveitaram-se dele enquanto era "novo" e agora que até já arranjaram uns maiores e mais novos, descartam Plutão como se ele não significasse nada. Como tal, e como sou contra as injustiças, vou criar o Movimento para a manutenção de Plutão como planeta embora esteja cientificamente incorrecto, vulgo M.M.P.P.E.E.C.I., para que se corrija mais este atropelo aos direitos dos mais velhos. Já para não falar em todos os que cresceram a pensar que Plutão era um planeta, levaram reguadas porque não se lembravam deste no meio dos restantes oito do sistema solar e agora viam as reguadas terem sido levadas em vão. Por um sistema solar com 9 planetas: M.M.P.P.E.E.C.I.

quarta-feira, agosto 23, 2006

açnadum a uobacA

!oxil on odut omsem ebaca zevlaT .atlaf rezaf em oãn a maunitnoc euq e sona siod setse etnarud atlaf itnes oãn euq ed sahlart satse sadot rôp edno é ies oãn arogA .aiehla asac me mavartnocne es euq secnetrep sosson so ratagser iuf e açiugerp a icneV .saçnadum sa riulcnoc ,sona siod sópa ,etnemlanif iugesnoc ejoH

terça-feira, agosto 22, 2006

Flatline

Hoje sou obrigado a confrontar-me com esta imagem:A imagem de um editor de texto, onde vou pondo as minhas babuseiras, que mais tarde, eventualmente, alguém com muita paciência irá comentar. Hoje está em branco. E hoje, tal como algumas vezes ultimamente, pergunto-me se "faz sentido continuar?". Após ter-me afastado da blogosfera durante o tempo que duraram as minhas férias, o regresso tem sido feito aos soluços e empurrões. Sem uma direcção, que nunca houve, sem sentido, que nunca teve e talvez sem motivação, esta sim, que sempre houve. Não estará morto este blog, ou blogue, sei lá eu como se diz, com estes aportuguesamentos todos que agora vão surgindo. Mas olho um pouco para o que já escrevi e parece-me que a qualidade/imaginação (que nunca foi por aí além) do que em tempos fui debitando, era de alguma forma mais natural e um pouco mais inocente do que o que agora me vai saindo. Começa a parecer-me um pouco forçado o que escrevo. Talvez porque não me apetece perder tanto tempo frente ao computador. Talvez por culpa do calor. Talvez porque olhe à volta e tudo me pareça um pouco parado. Talvez porque tenha outras preocupações. Talvez porque comece a chegar à conclusão que nada disto interessa excessivamente. Talvez, talvez, talvez.
E entretanto o "bichinho" continua a roer...


O que atrás estava escrito, foi da exclusiva e inteira
responsabilidade do tipo que costuma escrever por aqui.
Fomos confrontados com o texto já escrito, mas não
subscrevemos os pensamentos nem as intenções implícitas
no mesmo. Como tal, resta-nos pedir desculpa aos estimados
e pacientes leitores pela aridez de ideias e relembrar ao
autor que não é desta forma que vai conseguir um aumento,
mas, isso sim, talvez consiga incorrer nalgumas sanções.

P´la Comissão Executiva

segunda-feira, agosto 21, 2006

Pecado do dia

Ter deixado que a tentação falasse mais alto do que eu, quando fui às compras, passar pelo corredor onde estão os Donuts, comprar uma embalagem de 8 e olhar para a embalagem neste momento e verificar que já lhe falta metade.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Trocadilho inocente

Recebi, por mail, uma gira sugestão de vestuário para este verão. Aqui está uma t-shirt que eu seria perfeitamente capaz de usar:E aqui, o trocadilho é mesmo "inocente"! O mal só está nessas cabecinhas que já estão para aí a funcionar a 200 à hora! Ao contrário de certas publicidades a chupas que não passavam de uma referência sexual (muito) explícita, esta t-shirt, parece-me um trocadilho bem conseguido. Agora, alguém me diz onde a posso comprar? Ou tenho que ir mandá-la imprimir eu mesmo?

P.S.- Obrigado Luís, pelo mail.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Ser comestível

Ora então, depois de roubar a ideia ali ao Tiago, que para quem ainda não tinha reparado está de volta ao activo, eis o suposto petisco, para devorar à beira-mar, em que eu me incluo:


Não sei é se gosto de ser comparado com um bivalve: Um coisa mole, que não é carne nem é peixe e abre para os dois lados... Mas enfim, petisco é petisco.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Olha o verão!

E diziam eles que hoje não chovia... Se calhar isto não é chuva. É só água molhada. Mas hoje até me está a saber bem. Ainda estou em casa. E um dos sítios onde gosto mais de desfrutar da chuva, é em casa. Sentar-me no sofá e ficar simplesmente a ouvi-la cair. Deixar-me embalar por este som ritmado. Não pensar. Ou pensar muito. É melhor não pensar, senão lembro-me que a máquina fotográfica achou que o carro precisava de companhia e resolveu avariar ela também! Chuva, é melhor concentrar-me na chuva. Mas se me concentro muito na chuva, lembro-me que ainda vou trabalhar, o que equivale a que se ela não pára, lá vêm umas quantas molhas. Bolas, lá se foi o momento idílico. Mas quem é que se lembrou de fazer chover hoje?

segunda-feira, agosto 14, 2006

Xxiiiuuuuu!!

Não digam a ninguém. Eu não estou aqui. Aliás, este post é uma miragem. Eu ando algures por ali. Talvez, não mesmo ali. Mas, num sítio relativamente parecido. Parecido ou próximo. Nunca consigo decidir qual prefiro. Muitas vezes nem sequer decido. Vou e pronto. E precisava mesmo de ir. E comecei por ir, acompanhado de sorrisos e conversas intermináveis, sobre o que foi, o que é e os que hão-de vir. Pernas cansadas após mais um dia de descobertas. Continuei, seríamos apenas dois, talvez três. Doce tempo que cada um precisa. Tempo de que ainda preciso. Esquecer precalços que tendem a enevoar-nos. Carreguei energias. Hoje com um amigo. Amanhã, com mais. De novo estarei ali. Talvez, não mesmo ali. Mas, num sítio parecido.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Escape

Hoje o dia não está mesmo a correr da melhor forma. Só me apetecia largar tudo e fugir para aqui de novo:
Anglet a bombar!!

quinta-feira, agosto 10, 2006

É fácil ser simpático

E o que é que uma pessoa diz, depois de, ir pessoalmente trocar, por avaria, a #&%$@ do modem da %&#@ de #&%$@ da NETcabo, porque os senhores não podem marcar uma hora certa para o tal do técnico passar cá por casa e tem que ser antes uma faixa temporal tipo 5 horas, tentar ligar a #&%$@ do modem novo durante um tempão e o mesmo recusar-se terminantemente a colaborar, ligar para a assistência técnica que nos reencaminha para os serviços de activação de equipamento que nos reencaminha para a assistência não técnica que nos reencaminha para os serviços de activação de equipamento que nos reencaminha para a assistência técnica que diz que nos vai reencaminhar para os serviços de activação de equipamento mas afinal volta a retomar a chamada e diz que o modem está pronto a usar e é só fazer o procedimento tal, isto depois de quase duas horas ao telefone e depois de já ter desligado uma vez o telefone na cara a uma das pessoas que me atendeu por a mesma estar a ser parva até mais não e depois de ter ouvido mil desculpas por parte de outra que até nem tinha nada a ver com o assunto e foi extremamente simpática e depois de já ter explicado pelo menos quinze vezes a situação e o porquê de não ter vindo um técnico cá a casa a dividir pelas pessoas com que falei e entretanto já é uma da manhã?

"Obrigado e um resto de boa noite."

terça-feira, agosto 08, 2006

Paz e amor

O amor entre diferentes é possível.É preciso é boa vontade.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Encontro imediato de ½ grau

Então e não é que o Markl até tem vida como os outros!?! Pois, no Sábado, a malta ali toda entretida para os lados da Loja do Cidadão, numa de curtir filas intermináveis, ares condicionados deficientes, ciganas a vender
carteiras da Burberry's, caras de poucos-amigos e cheiros sovacais de fugir, quando eis que me chega aos ouvidos um dos "com licença" mais sumidos que alguma vez lhes foi dado a ouvir. Volto-me e já mal tenho tempo para ver passar por mim esse mestre do humor/inesperado/auto-flagelação que dá pelo nome de Nuno Markl. Sou um fã confesso. Mas também confesso que tinha passado bem sem o ver desta vez. É simplesmente assustador ver o Markl de calções! E ainda por cima a exibir o seu novo corte de cabelo, tipo cogumelo atómico! Mas pronto. Foi apenas uma fugaz visão, enquanto ele desaparecia nos meandros daquele antro de burocracia, rumo sabe-se lá a que repartição e me deixava a indagar "Qual será o novo formato do Há Vida em Markl"/"Aquele tipo anda mesmo assim na rua?". Afinal parece que ele também tem os problemazitos dos comuns dos mortais, a juntar aos outros que ele cria! E eu que pensava que ele vivia em Marte ou algo do género...

sexta-feira, agosto 04, 2006

Hoje é assim

"Época tonta", dizem "eles". E deve ser mesmo. Eu pelo menos fui atingido por essa doença. Parece que dentro da cabeça o vácuo está ligeiramente maior. Sinto-me mole. Com vontade de fazer nada. Só consigo pensar em praia, praia e mais praia. E o raio das ondas que fogem com o calor... Sento-me por aqui, com o ecrãn à frente, e tudo o que se assemelhava a uma boa ideia para escrever qualquer coisa, esfuma-se. As ideias passam por mim, mas não as consigo agarrar. Nem me apetece agarrá-las. Parva, mesmo muito parva, esta estação do ano. Mas quem não gosta desta parvoíce? Eu gosto e bastante! Por mim podia ser Verão mais vezes por ano. Assim tipo uma vez a cada duas semanas durante o Outono, Inverno e Primavera. Durante o Verão podia ser mesmo durante as semanas todas. Sim, porque ultimamente durante o Verão, o Verão, volta e meia esquece-se e vai também ele de férias. Bom, mas como hoje não é o caso, vou ali aproveitar o verão e já volto.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Caramels É-D'press-A

Foi apresentado ao público, no passado mês de julho, com toda a pompa e circunstância, um novo serviço, o Caramels É-D'press-A, que promete trazer uma melhoria significativa na qualidade de vida de certas deslocações. Este evento decorreu num finíssimo restaurante da linha, o Marginalíssimo, e contou com a presença de individualidades de locais tão distintos e sonantes como Catujal, Nijmegen e Bela-Flôr, só para citar alguns. Aproveitando um nicho de mercado ainda por explorar, esta rapaziada (que teve que abandonar o mundo artístico, pois as suas músicas estavam muito à frente no tempo e ninguém parecia querer ouvi-las) propõe-se resolver os problemas de algumas pessoas que por uma razão ou outra se vêem impedidas de se deslocar, por exemplo, para uma normal ida às compras. O seu principal target serão os idosos, pessoas com excesso de peso e preguiçosos em geral. Para estas pessoas, dizem eles, deixará de ser um tormento ir "aviar as compras do mês", pois a partir de agora, terão ao seu dispor alguém que carinhosamente se encarregará de os levar a todos esses locais praticamente inacessíveis a quem tem dificuldades em se deslocar. Claro está, que não se esgotam aqui os seus potenciais clientes. Qualquer pessoa (neste caso, talvez mais a franja feminina da população) que num determinado dia se encontre demasiado cansada para uma jornada de "ir ver lojas", pode recorrer aos seus serviços, que se prometem rápidos, vigorosos, incansáveis e com um sorriso nos lábios. Uma saída à noite? É só telefonar. Transporte da toalha para o mar? Nada mais fácil: Caramels É-D'press-A está lá. Peregrinação a Fátima? Ajoelhe-se que eles levam-no(a) lá. Até mesmo na sua normal deslocação cama-sofá, se se sentir demasiado fatigado(a), pode solicitar os serviços desponibilizados por esta empresa jovem e inovadora. Nenhum transporte é pequeno demais, nenhuma distância os parece assustar. Para mais informações, contacte o 981234567, ou envie um E-mail para: Caramelsedpressa@levamolo.ali.